Como deve ser a limpeza no ambiente de trabalho para pessoas alérgicas?
Os tipos de alergia vêm aumentando cada vez mais em nossa população, segundo a Organização Mundial de Alergia (WAO), cerca de 40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia, sendo as mais comuns a poeiras, partículas de sujeira, rinite, alergia alimentar e problemas de pele (urticária, dermatite, psoríase), entre outros.
E devido ao agravamento dessas alergias, isso vêm prejudicando muitas pessoas em seu ambiente de trabalho, em que geralmente não possui o tipo de limpeza ou materiais propícios para pessoas alérgicas, onde muitas dessas pessoas acabam sofrendo ou agravando ainda mais o seu estado alérgico, tornando a rotina de produtividade da empresa ainda menor. As reações alérgicas que podem ocorrer no ambiente de trabalho são conhecidas como alergia ocupacional, que são reações alérgicas a item do ambiente como tinta, metais, plástico, poeira, entre outros.
É responsabilidade da empresa a saúde do funcionário, onde é necessário fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs), para evitar esse tipo de contato. Além disso, a limpeza diariamente é um fator essencial para a saúde não apenas de pessoas alérgicas, mas de todos presentes.
Para uma melhor saúde no trabalho é necessário seguir alguns tópicos na hora da limpeza, como:
Ar condicionado
A manutenção do ar condicionado é indispensável, os aparelhos acumulam muita poeira diariamente, devido a isso, acaba espalhando poeira por todo ambiente, prejudicando a saúde. Por isso, deve-se fazer a manutenção por pelo menos a cada 3 meses.
Evitar vassouras e espanadores
A vassoura é um grande responsável por espalhar todo o pó e sujeira, facilitando para a crise alérgica, devido a isso, é recomendado utilizar um pano úmido para realizar a limpeza.
Manter o ambiente arejado
Um ambiente que fica por muito tempo fechado é propenso a acumulação de ácaros e poeira, o que contribui para crises alérgicas. O recomendado é deixar o ambiente sempre bem ventilado, com as janelas abertas para a circulação do ar.
Limpeza com produtos sem cheiro
Produtos que possuem muita fragrância acabam desencadeando algum mal estar devido ao seu cheiro muito forte, o recomendado é substituir por produtos neutros, evitando qualquer reação.
Continue acompanhando o Central do Alérgico para conferir mais conteúdos como esse.